SFD:

Sincronizar dois wikis pode ser útil em algumas circunstâncias como espelhar um wiki ou para fazer cópias de segurança. A sincronização pode também ser utilizada se quiser aceder aos dados a partir de uma versão no seu aparelho móvel sem ser necessário estar em linha.

Objectivo

Sincronizar os wiki parcial ou inteiramente para que duas instâncias tenham o mesmo conteúdo (não necessariamente o mesmo histórico), evitando conflitos e possibilitando a fusão, suportado por um GUI com boa usabilidade. Não é necessário uma ligação bidireccional, o arranque requer apenas acesso HTTP ao wiki remoto.

Utilização

O primeiro passo é registar o wiki remoto com um nome de LigaçõesEntreWikis. Isto pode ser feito na página MapaDeLigaçõesEntreWikis ou no ficheiro intermap.txt (ver AjudaNaConfiguração).

Seguidamente é necessário criar um género de "página de trabalho" que contenha todos os parâmetros para a sincronização. Esta página será acedida também pelo registo do processo de sincronização. Veja em baixo os parâmetros autorizados. Os parâmetros têm de ser escritos no formato do dicionário (ver AjudaComDicionários). A página SyncJobTemplate é um bom exemplo e é útil uma vez que já contém alguns parâmetros.

Depois disso, basta seleccionar SyncPages no menu de selecção e iniciar a sincronização.

Configuração

À excepção do remoteWiki, todos os outros parâmetros são opcionais.

remoteWiki

moniker/nome da LigaçãoEntreWiki do wiki remoto. Tenha em consideração de que é necessário que corresponda ao nome da ligação entre wikis que foi configurada pelo administrador do wiki remoto. Se não corresponder, verá uma mensagem de erro.

remotePrefix
É anexado ao nome da página remota ao pesquisar por páginas/páginas a enviar. Se não quiser ocupar o namespace global do wiki remoto, pode definir um prefixo para criar todas as páginas como sub-páginas de outra página no wiki remoto.
localPrefix
É anexado ao nome local da página ao receber novas páginas. Isto é particularmente útil se não quiser que as páginas remotas ocupem o seu namespace global. Pode utilizá-lo para agregar sítios wiki diferentes no seu wiki local.
pageMatch
Quando definido, descreve as páginas que devem ser transferidas, utilizando um expressão regular.
pageList

Quando definido, apenas estas páginas (locais ou remotas) são transferidas. A correspondência não é utilizada neste caso. Os nomes de páginas têm de estar separados por vírgulas, outra sintaxe como [" não deve ser utilizada.

groupList

Quando definido, apenas estes grupos de páginas locais e todas as páginas referidas são transferidas. Nem a correspondência nem a pageList são utilizadas neste caso. Repare que estas páginas de grupo não são resolvidas recursivamente. A sintaxe é a mesma da pageList.

direction

Ou Down ou Both (não é sensível a maiúsculas/minúsculas). Down significa que as alterações locais não são editadas no wiki remoto. Tenha em consideração que Down é mais lento e maior consumidor de banda-larga em alguns casos.

user
O nome de utilizador a utilizar para autenticar no wiki remoto.
password

A senha não deve ser utilizada para autenticar o wiki remoto. /!\ Não forneça a senha na página se não tiver a certeza que mais ninguém a consiga ler! Defina apenas o user - o MoinMoin perguntará pela senha automaticamente.

Algumas Regras