SFD:

ConteúdosDeAjuda > AjudaNaAdministração > AjudaNaCorrecçãoOrtográfica

A opção de Correcção Ortográfica

O MoinMoin procura as palavras válidas em três locais:

/usr/lib/python2.4/site-packages/MoinMoin/dict (localização habitual em Linux)
C:\Python24\Lib\site-packages\MoinMoin\dict (localização habitual em Windows)

Se o módulo "dbhash" estiver disponível na sua instalação de Python, os ficheiros na directoria "dict" serão lidos apenas uma vez e armazenados numa tabela de dispersão. Isto acelera o processo de verificação ortográfica, porque o número de palavras na página verificada determina o tempo necessário para fazer a verificação, e não o número de palavras no dicionário (com 250.000 palavras, algumas centenas de milissegundos em vez de alguns segundos).

Tenha em consideração que esta base de dados pode demorar alguns minutos a ser criada, mas isso acontecerá apenas na primeira vez que o corrector ortográfico for chamado. Se o tempo do seu navegador ou servidor Web expirar antes do ficheiro ser criado na sua totalidade, pode ligar-se ao seu servidor Web e pedir a página manualmente1.

Por falar no assunto, uma máquina UNIX contém pelo menos um ficheiro de palavras; para as utilizar, crie uma ligação symlink dentro da directoria dict, desta forma:

MoinMoin/dict> ln -s /usr/dict/words .

Em alguns sistemas, o ficheiro de palavras encontra-se em "/usr/share/dict/words".

Exemplo

MoinMoin> ls -l dict
-rw-r--r--   1 544      everyone   409067 Jan 04 06:38 american-english
-rw-r--r--   1 544      everyone  2913577 Jan 25  2000 german.txt
-rw-r--r--   1 544      everyone    92631 Nov 30 15:24 top10000de.txt

Ficheiros de palavras

Se necessita de ficheiros de palavras em Inglês (EUA) ou em Alemão, veja a directoria contrib/dict/ no arquivo do seu moin.

Se não funcionar

Se alterar o conteúdo de MoinMoin/dict/ ou data/dict/ (por adicionar um novo dicionário / remover dicionários antigos) ou se criar uma nova directoria MoinMoin/dict/ ou data/dict/, tem de eliminar o ficheiro <oseuwiki>/data/cache/spellchecker.dict (um novo será criado automaticamente).

Se não o fizer, os novos dicionários não serão reconhecidos (ex: utilizará apenas o OrtografiaDePalavras). Outra causa de problemas possível é a possibilidade de não ter colocado os dicionário na directoria de pacotes activa do "MoinMoin", ou seja, a que é de facto importada pelo seu script CGI.

  1. a próxima versão irá fornecer uma ferramenta para criar a base de dados na linha de comando. (1)