SFD:

Uma das condições para que seja garantida a liberdade e a privacidade das comunicações é o uso do software livre, que tem como princípio a garantia das liberdade de uso com qualquer propósito, de estudo de seu funcionamento para modificação e adaptação para necessidades específicas, de distribuição de cópias, de melhorias e divulgação das mesmas. Nada mais justo do que consagrar um dia do ano à celebração de ferramentas deste tipo, que vão desde sistemas operacionais aos mais simples plugins.

A partir de 2004, coletivos do mundo todo se reúnem para comemorar o Software Freedom Day ou Dia da Liberdade de Software, empenhando-se ainda mais para divulgar e popularizar o software livre e introduzir cidadãos a este universo. Desde 2006, ocorre no terceiro sábado de setembro. Em vista do sucesso da Super-Uper-Duper Install Fest, realizada no sábado passado (12), e da importância de se unir a esta data em prol da liberdade de software, a Actantes realiza neste sábado, em sua sede, a partir das 10h, a Install Fest do Dia da Liberdade de Software.

Participantes:

Além de colaboradores da Actantes, o evento contará com a presença de Thiago Paixão, coordenador nacional do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre – FLISOL – e pesquisador pela USP/CNPQ no Laboratório de Tecnologias e Protocolos Abertos para Mobilidade Urbana – MobiLab; e Rafael Diniz, mestre em informática pela PUC-Rio. O evento será aberto com uma introdução à Filosofia do Software Livre, uma palestra não-tecnica para usuários em potencial de Software Livre, a respeito de sua história e seus valores. Em seguida, a palestra “Tecnologias Livres para Comunicação Para Comunicação Popular nas Ondas do Espectro Eletromagnético”, esclarecerá dúvidas a respeito de TV e rádio digitais e espectro livre.

Faça o back-up dos seus dados, traga seu computador e migre para o GNU/Linux Debian, sistema operacional inteiramente composto por software livre. Ao longo do evento, ferramentas de segurança da informação, como TOR e o PidGin, poderão ser instaladas e questionamentos sobre seu funcionamento serão respondidos.

O evento terá a seguinte programação:

13h30 ás 15h30 | Introdução a Filosofia do Software Livre • Uma palestra não-técnica para novos, futuros e antigos usuários do Software Livre. Serão abordadas a história da criação do Movimento do Software Livre e sua filosofia, que defende o respeito à liberdade dos usuários para controlar e distribuir os softwares que usam: conectar, criar e compartilhar em um mundo digital que é Socialmente Justo, Tecnologicamente Viável e Economicamente Sustentável;

| Introdução ao Uso do Software Livre • Instalação/Desinstalação de softwares e aplicativos; atualização do sistema; add-ons básicos para navegação segura;

com Thiago Paixão;

18h00 ás 20h00 | Tecnologias Livres para Comunicação Popular nas Ondas do Espectro Eletromagnético • Palestra sobre TV Digital; Rádio Digital e Espectro Livre;

com Rafael Diniz;

Ao longo do dia | Install Fest • Instalações completas para GNU/Linux Debian e para email, chats e sms cifrados.

Desconferências na laje • Traga suas ideias (e playlists que possam ser sincronizadas por bluetooth com nossa caixa de som, para o som ambiente). Teremos banquinha para feira livre de criações independentes (livros, zines, artes, traquitanas úteis) e as freegans Creative Commes!

• Esse evento conta com a organização e presença voluntária de várias pessoas que utilizam, desenvolvem ou de alguma forma contribuem para o desenvolvimento do software livre em São Paulo. Se você sempre quis saber algo sobre o assunto e não tinha a quem perguntar, não perca. No suporte geral, integrantes da Actantes, da FLISOL – http://flisol.info/ – Alan Costa, Kinho Schiavo e Ruan <aka Slack>.


CategoryTeam2015

SFD: 2015/Brazil/SaoPaulo/Actantes (last edited 2015-09-20 04:25:48 by FredericMuller)