SFD:

Tux-Brasil

Campina Grande - Paraíba


Sobre o Evento

Inscrições

Programação

Novidades

Mini-Curso

Local

Certificados

Equipe


Leve 1 kg de alimento não perecível e participe dos sorteios!

Realizaremos um Mini-Curso de Linux em paralelo à Programação. Consulte mais informações na seção "Mini-Curso"!

Número de visitas: 477

Software Freedom Day 2010

Descrição do Evento:

O Software Freedom Day (SFD) é o dia da celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto – também chamado de FLOSS. O evento acontece desde 2004 simultaneamente em diversas cidades do mundo e é coordenado globalmente pela Software Freedom International, uma organização sem fins lucrativos criada exclusivamente para esse propósito. O principal objetivo do evento é promover os FLOSS como um todo, proporcionando igualdade de acesso ao conhecimento. Seu foco é divulgar os benefícios e as vantagens do uso dos FLOSS, seja no ramo educacional, governamental, para uso doméstico ou empresarial. Neste ano de 2010 o evento acontecerá na Faculdade Maurício de Nassau no dia 18 de setembro e será realizado pela segunda vez em Campina Grande, firmando a cidade no cenário do Software Livre.

Objetivos do Evento:

A edição campinense do evento deverá contar com aproximadamente 16 palestras, abrangendo os mais diversos temas do universo FLOSS. Algumas dessas palestras serão conduzidas por palestrantes convidados, profissionais de renome no cenário do Software Livre paraibano; as demais palestras serão abertas para submissão de propostas pela comunidade, fortalecendo a colaboração e interação típicos das iniciativas FLOSS. As palestras serão divididas em três categorias (Nível Iniciante, Nível Avançado e Tutorial), para contemplar a variedade de público ouvinte e universalizar o conhecimento livre.

Estima-se que cerca de 250 a 300 pessoas participem do evento. Os participantes são tipicamente estudantes de 18 a 30 anos de idade de Ciência da Computação ou Tecnologia da Informação de diversas instituições de ensino do estado, tais como UFCG, UEPB, IFPB, UFPB, Facisa e Escola Técnica Redentorista. Parcerias também estão sendo articuladas a fim de viabilizar caravanas vindas de outras localidades.A organização do evento em Campina Grande é de responsabilidade do Grupo de Entusiastas de Software Livre de Campina Grande – GESoL-CG. O grupo foi responsável também pela realização da primeira edição do SFD em Campina Grande, em 2009, bem como pela primeira edição campinense do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, o FLISoL, realizado em abril deste ano. Todos os eventos foram realizados pelo grupo com o único fim de divulgar a filosofia e os ideais na adoção do FLOSS. Esse é objetivo maior do GESoL-CG. O evento ainda conta com o apoio do Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação da UEPB - CACAL, do Grupo PET de Computação da UFCG, do Projeto Edux e do Grupo de Usuários Ubuntu da Paraíba. Havendo interesse em apoiar o evento, basta entrar em contato com o GESoL-CG. Toda contribuição no sentido de disseminar a cultura FLOSS será muito bem vinda!

Voltar


Novidades

Acompanhe as novidades do evento. Siga-nos no Twitter!


Inscrições

As inscrições para o evento são gratuitas. Inscreva-se Agora!

Voltar


Chamada para Trabalhos

A chamada para trabalhos está encerrada. O resultado já foi divulgado. Confira a Programação do evento para maiores detalhes!

É com satisfação que convidamos a comunidade acadêmica e empresarial a participar do SFD'2010 (Software Freedom Day 2010), que será realizado em Campina Grande, no dia 18 de Setembro de 2010. Os autores poderão submeter trabalhos que tenham como tema central o software livre.

Poderão ser submetidos três tipos de palestras:

Iniciante – Trabalhos voltados para iniciantes em software livre, nessa categoria enquadram-se palestras que tenham como foco: Ecossistema do software livre, o uso de ferramentas, estudos de caso, dentre outros aspectos para iniciantes.

Avançado – Trabalhos mais avançados para os já entusiastas do software livre, nessa categoria enquadram-se palestras que tenham como foco: Desenvolvimento e configuração de ferramentas e uso de ferramentas mais avançadas.

Tutoriais – Nos tutoriais os palestrantes devem demonstrar, através de uma apresentação prática, o uso de softwares e/ou ferramentas livres.

As palestras deverão ter duração de 40 minutos, com 10 minutos para perguntas. Para submissão o palestrante deverá fornecer além do título da palestra um resumo, em até 500 palavras, da mesma.

A submissão de propostas de palestras devem ser feitas até o dia 07/09/2010, através do Submissão de Trabalhos.

O resultado será divulgado até o dia 10/09/2010.

Voltar


Programação

Horário

Auditório

Sala 9

8:00

Abertura

-

8:20

Passos para abrir sua empresa usando soluções open-source!
(Rodrigo Rebouças - UFPB - Campus IV (Litoral Norte))

Vserver: segurança por contexto
(Otacílio Lacerda)

9:10

Coffee-Break

9:30

Software Livre em aplicações Web de grande escala
(Felipe Ribeiro - Tuenti)

O Uso do LTSP nas Organizações
(Cleisson Christian Ramos)

10:20

Cotopaxi: café, nuvens e vulcões
(Danilo Queiroz e Vítor Avelino - Octahedron)

Diagramando um Folder com o BrOffice.org
(Renata Gonzaga Marques)

11:10

Conhecimento e Cidadania Morando Juntos
(Mário Wilson de Jesus Fernandes - Casa Brasil)

Desenvolvimento Ágil com Ruby on Rails
(Lucas Allan Cardoso)

12:00

Almoço

14:00

OurGrid - O grid livre
(Rodrigo Vilar - OurGrid)

GIT Básico
(Thiago Sousa Santos - Collabora)

14:50

Organize suas finanças pessoais com o BrOffice.org
(Renata Marques)

MySQL - Como e por que utilizar?
(Dimas Cassimiro)

15:40

Coffee-Break

16:00

Desenvolvimento de jogos com Python e Cocos2d
(Flávio Ribeiro)

Debian, uma excelente escolha
(Jaitony de Sousa)

16:50

Comunidades e oportunidades no mundo do Software Livre
(Thiago Sousa Santos - Collabora)

-

17:40

Encerramento / Sorteio Final

-


Palestras


Passos para abrir sua empresa usando soluções open-source!, por Rodrigo Rebouças

Vivemos em um mundo onde a distância entre uma boa idéia e sua execução está muito curta! Nesta palestra iremos conversar sobre algumas ferramentas, soluções e infra-estrutura que estão disponíveis para você iniciar seu negócio na área de TI.

Sobre o Palestrante: Professor da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV (Rio Tinto), empresário há 7 anos: cofundador da startup de desenvolvimento de sistemas de larga escala "Melon Tech"; abriu e fechou a empresa de treinamento e consultoria em desenvolvimento de software Synapse Tech; foi funcionário da Dataprev por 1 ano, onde trabalhou na Coordenação Geral de Arquitetura de Software; estagiou no HP Labs Palo Alto - USA; pesquisa na área de gerência de serviços orientada a negócios há 5 anos.


Vserver: segurança por contexto, por Otacílio Lacerda

O Linux-VServer é um remendo para o kernel que introduz o isolamento de processos do sistema por contextos, permitindo inclusive que se escolha os conjuntos capacidades POSIX permitidas em cada um deles. Com esse patch, é possível criar uma abstração de servidores virtuais que não implica em consumo adicional relevante de processamento e memória e não envolve o uso de máquinas virtuais. Ao contrário desses, o Linux-VServer cria um esquema de isolamento onde cada servidor enxerga apenas parte da realidade do que se passa num servidor, mesmo que todos eles compartilhem os mesmos kernel e hardware.

Download: apresentação

Sobre o Palestrante: Graduando em Ciência da Computação na UFCG, encontra-se no nono período. É monitor da disciplina Programação I, ex-integrante do grupo Guardians e do suporte do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD), onde se envolveu com administração de sistemas. Atualmente é estagiário na Light Infocon SA onde atua na área de desenvolvimento de software.


Software Livre em aplicações Web de grande escala, por Felipe Ribeiro

Uma visão das ferramentas mais comuns nos ambientes de desenvolvimento e execução de aplicações Web de larga escala.

Sobre o Palestrante: Felipe Ribeiro é graduado em Ciência da Computação pela UFCG, trabalha com consultoria e desenvolvimento Web há 7 anos. Atualmente vive em Madri e trabalha no Tuenti, uma rede social espanhola que conta com mais de 10 milhões de usuários.


O Uso do LTSP nas Organizações, por Cleisson Christian Ramos

Uma forma de usar um sistema fortemente acoplado é através do LTSP (Linux Terminal Server Project). Esse sistema proporciona estações de trabalho de baixo custo, política de backups mais eficientes, menor complexidade na administração dessas estações e gerenciamente dos aplicativos através de um servidor GNU/Linux. Serão abordadas as vantagens e desvantagens do uso do LTSP nas organizações, bem como sobre a minimização das vulnerabilidades relacionadas às informações utilizando esse tipo de solução.

Download: apresentação

Sobre o Palestrante: Bacharel em Sistemas de Informação pela FACISA, pós-graduação em Segurança de Informação pela FATEC e Mestrando em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança da Informação. Foi palestrante no III ENSOL com o tema “Uso do LTSP em Organizações”, como também no IV ENSOL com o tema "Esteganografia e suas ameaças", entre outras palestras. Presta consultoria para empresas de TI sobre segurança de informação e é professor academico de ensino superior.


Cotopaxi: café, nuvens e vulcões, por Danilo Queiroz e Vítor Avelino

Nesta palestra serão apresentados diversos conceitos sobre computação nas nuvens, os principais desafios deste ambiente e a arquitetura típica de uma aplicação (escalável) na nuvem. Em seguida, será apresentado o Cotopaxi, um framework Java em desenvolvimento e com foco na criação de aplicações para execução na nuvem.

Sobre os Palestrantes:

Danilo Queiroz é graduado em Ciência da Computação pela UFCG, usuário Linux desde 2003, atuou no Grupo Guardians e como Administrador de Sistemas do laboratório Embedded. Além disso participou e palestrou em diversos eventos de SL, é coordenador do grupo Ubuntu-PB e membro fundador do GESoL-CG. É programador certificado Java 5 e atuou como desenvolvedor nos projeto Ourgrid (UFCG/HP) e SmartAlarms (UFCG/CHESF). É sócio fundador da Octahedron, startup especializada no desenvolvimento web para ambientes de nuvens computacionais.

Vítor Avelino é graduando em Ciência da Computação pela UFCG, atuou no projeto SmartAlarms (UFCG/CHESF) desenvolvendo aplicações ricas para internet (RIA), além de estar sempre acompanhando as tendências da web. Usuário Linux desde 2007 e entusiasta do Software Livre, também faz parte dos grupos Ubuntu-PB e GESoL-CG. É sócio fundador da Octahedron, startup especializada no desenvolvimento web para ambientes de nuvens computacionais.


Diagramando um folder com o BrOffice.org, por Renata Gonzaga Marques

Descubra que o BrOffice.org vai além do editor de textos, planilha e apresentação. Conheça o Draw como alternativa para diagramação de folhetos, folders, revistas e jornais.

Download: apresentação

Sobre a Palestrante: Técnica em Programação de Computadores e estudante de Ciência da Computação da UFPB, atua na área de TI desde 2003. Admiradora da filosofia do Software Livre e usuária da suíte BrOffice.org desde 2006. É membro do Grupo de Usuários BrOffice.org na Paraíba e colaboradora da Revista BrOffice.org.


Conhecimento e Cidadania Morando Juntos, por Mário Wilson Fernandes

Palestra com foco na inclusão digital e como o software livre tem importância no empoderamento social e na democratização do conhecimento, onde será mostrado quais são os obstáculos políticios, sociais e comerciais a serem enfrentados na busca da adesão ao software livre.

Sobre o Palestrante: Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pelas Universidades Integradas Castelo Branco/RJ, Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase nas situações sociais onde trabalhou como coordenador de informática na Prefeitura do Rio de Janeiro. Hoje é bolsista do CNPQ onde coordena o projeto Casa Brasil.


Desenvolvimento ágil com Ruby on Rails, por Lucas Allan Cardoso

Ruby On Rails é um framework para desenvolvimento web (gratuito e opensource) otimizado para o desenvolvimento sustentável e a diversão do programador. Nessa palestra tenho como objetivo mostrar o caminho para quem deseja iniciar no desenvolvimento de aplicativos com Ruby On Rails.

Download: apresentação

Sobre o Palestrante: Usuário e desenvolvedor de software há mais de 7 anos, contribuindo com diversos projetos importantes, tais como: Slackware, FreeBSD, Kernel Linux, Gnome, Gentoo, Openfire e vários outros. Atualmente dedica o tempo para evangelização do software livre, desenvolvimento ágil e Ruby on Rails, tendo desenvolvido diversas bibliotecas para facilitar ainda mais o desenvolvimento de software utilizando Rails.


OurGrid - O grid livre, por Rodrigo Vilar

Apresentaremos o OurGrid, um software licenciado sob a GNU LGPL, utilizado para a implantação de grades computacionais peer-to-peer e de livre entrada. A estrutura da apresentação compreende: motivação, exemplos de uso, arquitetura e questões de segurança.

Download: apresentação

Sobre o Palestrante: Rodrigo Vilar é bacharel e mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Trabalha desde 2007 no Laboratório de Sistemas Distribuídos / UFCG, como líder da equipe de desenvolvimento do OurGrid. Rodrigo fundou duas empresas nascentes de TI: a Silibrina, uma consultoria de computação sob demanda; e a NaNuvem.com, um portal para gestão empresarial online.


GIT Básico, por Thiago Sousa Santos

Tutorial básico de git para aqueles que usam svn/cvs e gostariam de migrar para aproveitar as vantagens de um sistema de controle de versões distribuído. Além de boa parte dos grandes projetos de SL já ter migrado (gnome/freedesktop/qt...), o git é mais poderoso e oferece ao desenvolvedor muitas funcionalidades para gerenciar branches/patches/repositórios/commits.

Download: apresentação

Sobre o Palestrante: Graduado em Ciência da Computação pela UFCG em 2009, trabalhou nos projetos IPhotoBot e no Embedded enquanto estudante na UFCG; participou por 2 anos no GSoC como estudante, e este ano como mentor; já trabalhou na Signove e atualmente trabalha na Collabora Multimedia; é um dos desenvolvedores do framework GStreamer.


Organize suas finanças pessoais com o BrOffice.org, por Renata Gonzaga Marques

Aprenda a elaborar uma planilha para controlar suas finanças usando o Calc. Explore diversas funcionalidades do programa, tais como gráficos, estruturas de tópicos, congelamento de painéis, formatação condicional, funções soma, média e se, dentre outros.

Download: apresentação e planilha

Sobre a Palestrante: Técnica em Programação de Computadores e estudante de Ciência da Computação da UFPB, atua na área de TI desde 2003. Admiradora da filosofia do Software Livre e usuária da suíte BrOffice.org desde 2006. É membro do Grupo de Usuários BrOffice.org na Paraíba e colaboradora da Revista BrOffice.org.


MySQL - Como e por que utilizar?, por Dimas Cassimiro

O MySQL é atualmente o Sistema Gestor de Banco de Dados open source mais conhecido no mundo. Com milhões de usuários espalhados pelo mundo e milhares de downloads requeridos por dia, vem se tornando cada vez mais o SGBD preferido por desenvolvedores e se consolidando como um alternativa eficiente e de baixo custo para implantação nas empresas. Na palestra, será abordado um pouco sobre a história do MySQL, os principais motivos para utilizá-lo e como tirar proveito das facilidades e ferramentas que são atualmente fornecidas para utilização do mesmo.

Sobre o Palestrante: Dimas Cassimiro é concluinte em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua em projetos de pesquisas na UFCG desde 2007. Foi integrante do Laboratório de Inteligência Artificial, participou do projeto AutoTest, no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD), e trabalhou como desenvolvedor no Laboratório de Sistemas de Informação (LSI). Atualmente é monitor da disciplina Laboratório de Programação II e desenvolvedor no projeto MAS-SCM, um projeto em parceria do LSD com a Petrobras. É usuário MySQL desde 2008 e entusiasta de sistemas gestores de banco de dados open sources.


Desenvolvimento de jogos com Python e Cocos2d, por Flávio Ribeiro

Palestra voltada para demonstrações do framework para desenvolvimento de jogos em python chamado cocos2d.

Download: apresentação (slides feitos em Python e Cocos2d)

Sobre o Palestrante: Cursa o último ano da graduação em Engenharia Elétrica pelo IFPB e trabalha atualmente como Engenheiro de Software da Avaty! Tecnologia, empresa voltada pra desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e sistemas embarcados. Participou como estudante da edição anual do Google Summer of Code trabalhando no projeto BlueZ, stack bluetooth oficial em plataformas baseadas em GNU\Linux. Tem interesse em robótica, microeletrônica, linux e programação.


Debian, uma excelente escolha, por Jaitony de Sousa

Será mostrado o Debian como desktop e servidor, destacando como você pode ganhar tempo sendo um sysadmin e o que a distribuição tem por particularidade em cima das outras. Além disso, será falado sobre a organização do Debian e um pouco da sua história.

Sobre o Palestrante: Começou a trabalhar com Linux em 2000, sendo envolvido com o movimento de Software Livre desde 2005. É fundador e coordenador do GUD-PB (Grupo de Usuario Debian - Paraiba) desde março de 2007. Oferece suporte e consultoria na área de TI e migrações de redes, além de treinamentos Linux/Unix. Participou da organização do II, III, IV ENSOL, além de ter sido palestrante de outras edições do SFD e outros eventos de software livre.


Comunidades e oportunidades no mundo do Software Livre, por Thiago Sousa Santos

A transparência no desenvolvimento de SL torna o desenvolvimento de uma carreira de sucesso mais simples do que no desenvolvimento de software proprietário. Diversos projetos e iniciativas ajudam a alavancar estudantes para o mundo do desenvolvimento de SL profissional, cada vez mais importante e usado a medida que os projetos disponíveis aumentam em quantidade e qualidade, atraindo a atenção das grandes empresas.

Download: apresentação

Sobre o Palestrante: Graduado em Ciência da Computação pela UFCG em 2009, trabalhou nos projetos IPhotoBot e no Embedded enquanto estudante na UFCG; participou por 2 anos no GSoC como estudante, e este ano como mentor; já trabalhou na Signove e atualmente trabalha na Collabora Multimedia; é um dos desenvolvedores do framework GStreamer.


Voltar



Mini-Curso

Em paralelo à programação principal do SFD acontecerá também um mini-curso sobre Linux.

O mini-curso terá um enfoque prático e se destina a pessoas que desejem conhecer melhor o Sistema Operacional livre para Desktop. Durante o mini-curso abordaremos desde a instalação do Ubuntu Linux até a manipulação de pastas e arquivos. Mostraremos alguns aplicativos de manipulação de músicas, fotos, páginas web e todo o ferramental necessário para organizar suas informações pessoais e organizacionais, mantendo a qualidade e eficiência dos serviços digitais.

As vagas são limitadas (apenas 10 vagas), por ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Faculdade Maurício de Nassau através do telefone (83) 2101-8900 até as 22h da sexta-feira (17 de setembro de 2010). As inscrições e a participação são gratuitas.

Voltar


Localização

O evento acontecerá na Faculdade Maurício de Nassau, próximo ao Fórum Desembargador Federal Nereu Santos e ao Atacadão Rio do Peixe. Confira na página da Faculdade como chegar ao local: Local do Evento

Vem de Ônibus?

Pegue um ônibus da linha 245 A ou B, que passam ao lado do Atacadão Rio do Peixe. A Faculdade fica por trás do Atacadão.

Voltar


Certificados

Para receber seu certificado de participação no evento, envie um email com o assunto sendo seu nome (só e somente seu nome) para o seguinte endereço:

certificados.sfd2010cg@gmail.com

Os emails serão tratados automaticamente e o nome do participante será extraído do assunto da mensagem. Todo e qualquer conteúdo escrito no corpo do email será descartado. Por favor, sigam as recomendações para receberem seu certificado adequadamente.

Caso você tenha cometido algum deslize na sua mensagem, reenvie o email. Somente a última mensagem enviada pelo seu remetente será levada em consideração.

Quando os certificados estiverem disponíveis, notificaremos os participantes através desta página e do nosso perfil no Twitter.

Voltar


Sobre a Cidade

Campina Grande é um município brasileiro situado no estado da Paraíba.

Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste e o maior polo tecnologico da america latina segundo a revista norte americana Newsweek ,Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), a Micarande, um dos mais tradicionais carnavais fora de época do país, o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno, Festival de Cinema de Campina Grande.

De acordo com estimativas de 2009, sua população é de 383.764 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba. Campina Grande já foi indicada pelo jornal a Gazeta Mercantil, como a cidade mais dinamica do nordeste e 6ª cidade mais dinamica do Brasil.

A cidade tem o segundo maior PIB entre os municípios paraíbanos, representando 13,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país..

A Região Metropolitana de Campina Grande, formada por 23 municípios, possui uma população estimada em 687.545 habitantes, sendo a maior zona metropolitana do interior nordestino, quarta maior zona metropolitana do interior brasileiro, 24ª maior do Brasil e 787º maior do mundo.

Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, pois conta com três universidades públicas e onze privadas. É comum estudantes do Nordeste e de todo o Brasil virem morar no município para estudar nas universidades locais. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.

Voltar


Equipe:

gesol-logo.png

Organização: Grupo de Entusiastas de Software Livre de Campina Grande (GESoL-CG)


CategoryRegion CategoryTeam

.

SFD: 2010/SouthAmerica/Brazil/CampinaGrande/GESOL-CG (last edited 2010-09-25 21:57:17 by Rômulo Cabral de Carvalho)