SFD:

A política de segurança autoadmin incluída na distribuição do MoinMoin (mas NÃO activa por omissão, ver em baixo) é útil quando quer dar permissões de administração (admin) automatica e implicitamente a alguns utilizadores ou grupos de utilizadores em algumas páginas.

Ter permissão admin significa ser capaz de criar ou alterar ACLs. Veja o tópico AjudaComListasDeControloDeAcesso.

Utilização de AutoAdministração

numa página principal pessoal

Verifique se existe uma ModeloDePáginasPrincipais com uma linha de ACL preparada e outras ajudas.

É uma boa ideia definir a sua página principal como legível e editável por todos, promovendo a comunicação livre

A forma mais simples de criar sub-páginas pessoais (ou privadas) da sua página principal é utilizar a acção AsMinhasPáginas. Esta acção irá exibir-lhe um formulário que lhe permitir criar essas páginas facilmente.

Pode também fazê-lo manualmente, utilizando o ModeloDePáginaLegívelEditável, ModeloDePáginaLegível ou ModeloDePáginasPrivadas. Contêm geralmente algumas linhas ACL preparadas, como por exemplo:

#acl @ME@/ReadWriteGroup:read,write @ME@/ReadGroup:read

Esse @ME@ no modelo será substituído pelo seu nome ao guardar, assim as 2 sub-páginas (SeuNome/ReadWriteGroup e SeuNome/ReadGroup) da sua página principal serão utilizadas permitindo a leitura/edição ou apenas leitura.

Agora só tem de gerir essas 2 sub-páginas da sua página principal (talvez tenham sido criadas automaticamente para si) e dar acesso a outras pessoas.

numa página de projecto

Verifique se existe algum ModeloDo<NomeDoProjecto> com uma linha ACL preparada para as páginas do seu projecto e utilize-o para criar novas sub-páginas.

Utilize <NomeDoProjecto>/ReadWriteGroup e <NomeDoProjecto>/ReadGroup etc. como utilizaria para uma página principal (ver em cima).

Configuração e administração da AutoAdministração

Configuração

Adicione isto ao seu ficheiro de configuração do wiki:

    # deixe um avanço na linha em baixo como faz para as outras definições:
    from MoinMoin.security.autoadmin import SecurityPolicy

Crie uma página do GrupoDeAutoAdministradores. Se não souber, crie uma página vazia para começar.

Essa página (assim como outras páginas de grupo utilizadas com auto administração, ver em baixo) devem ser protegidas por ACLs com acesso limitado de edição apenas para pessoas autorizadas. São utilizadas como fonte de informação de algumas ACLs e devem ser tratadas como as ACLs.

Administração

Activar uma página principal em AutoAdministração

Basta adicionar o nome de utilizador (igual ao nome da página principal) para a página GrupoDeAutoAdministradores. Como altenativa pode activar esta funcionalidade para todos os utilizadores de um grupo específico, adicione o nome da página do grupo ao GrupoDeAutoAdministradores.

Todos os utilizadores que façam parte do GrupoDeAutoAdministradores, directa ou indirectamente, obterão permissões de administração (admin) nas suas próprias páginas principais e respectivas sub-páginas.

Isto é necessário para a acção AsMinhasPáginas, mas pode ser igualmente utilizado para alterações manuais de ACLs.

Também pode definir alguns modelos de páginas com ACLs pré-feitos especificamente para serem utilizados em novas páginas principais e respectivas sub-páginas.

Activar outra página (de projecto) em AutoAdministração

  1. Adicione <NomeDaPágina>/AdminGroup ao AutoAdminGroup.

  2. Crie uma página de definição do grupo <NomeDaPágina>/AdminGroup e adicione pelo menos um utilizador ou um grupo a essa página, dando-lhes permissões de administração na página <NomeDaPágina> e respectivas sub-páginas.